20 de outubro de 2008

13 Idéias básicas para “atinar” rápido! *




1- Quem vai emagrecer você é você e mais ninguém. Tome uma atitude positiva diante do assunto e lembre, a cada minuto, que, embora muita gente possa ajudar, a responsabilidade é apenas sua.

2- Saber lidar com os deslizes ou até com “pecado alimentar”, como um chocolate ou uma fatia de pizza, é uma qualidade que também deve fazer parte do seu show.

3- Vença um dia de cada vez, como nos AA. Uma vitória por cada dia. Não faça projectos a longuíssimo prazo: cada dia sem sair da dieta deve ser considerado como mais um ponto a seu favor.

4- O bom humor é essencial para conseguir qualquer coisa na vida: emprego, amigos e até o emagrecimento bem sucedido! Portanto, mantenha o seu alto-astral, por mais que a salada tenha menos graça do que a morcela e a farinheira assadas!.

5- Não fique à espera de virar um espeto de magra para correr atrás dos seus sonhos. Páre e pense: muitos deles não dependem do seu corpo. Vá atrás do que quer na vida, agora, enquanto emagrece. Pode ser que você consiga as duas coisas ao mesmo tempo. Não seria uma delícia?

6- Não se distraia no cinema, teatro e jogos desportivos a comer pipocas e a beber refrigerantes, cervejas, etc. E deixe de atacar o frigorífico, de uma vez por todas!

7- Não suba na balança todos os dias. Pesar-se apenas 1 a 2 vezes por semana é muito mais produtivo, porque você vai ver, de verdade, a diferença.

8- Visite o seu médico/nutricionista periodicamente, se o seu regime durar uma temporada de mais de 90 dias. Não vá apenas à primeira consulta!

9- Não se iluda pensando que vai ficar uma Top Model. Cada um tem o seu biótipo, com as suas próprias limitações. Lembre-se que várias modelos chegam a ficar doentes porque fecham a boca de forma insalubre e errada e fazem muitas plásticas para atingir a perfeição!

10- Ter uma família comilona e fazer regime é praticamente incompatível, nomeadamente no início do regime alimentar. Por isso, avise a todos lá de casa e peça a sua colaboração. Se for preciso, nas primeiras semanas, não se sentar à mesa do almoço e do jantar com eles, peça que eles entendam e faça isso. O mesmo se aplica para ao namorado, amigos e pessoal do trabalho ou da escola com quem costume comer.

11- No que respeita a exercícios físicos, eles são importantes coadjuvantes da dieta e não podem faltar no espectáculo da eliminação de peso.

12- Não esqueça de que a obesidade é uma doença crónica: se você afrouxar, ela volta. Portanto, mantenha-se em permanente vigilância. Mesmo depois de atingir sua meta, nada de voltar a comer como antes! Todo cuidado é e será, sempre, pouco!

13- Para muita gente é importante escrever um diário alimentar. Tudo o que comer num dia deve ser escrito. À noite, veja se cometeu algum pecado, se se excedeu um outro e tente compensar esses excessos no dia seguinte e procure não repetir os erros, antes que eles estraguem todos os seus sacrifícios.

* a partir de um texto de LAÏS DE CASTRO

Sem comentários: