10 de setembro de 2007

10 dicas para afogar a gula ( tirado de : http://boaforma.abril.com.br/edicoes/222/fechado/Dieta/conteudo_261.shtml)

Da água à respiração, passando pelo telefone, você tem à mão mais aliados do que imagina para segurar aquela vontade incontrolável de comer. A seguir, dez truques simples e infalíveis para manter os seus desejos sob controle, pelo menos até a próxima refeição

1. Água para a sua fome
A água pode ser uma grande amiga quando você quer despistar a vontade de comer. Às vezes, a falta de hidratação é entendida pelo nosso cérebro como fome e, aí, beber um copo de água pode hidratar o seu organismo e desaparecer com o desejo por comida. Outra vantagem é que a água enche o estômago, dá uma sensação de saciedade e diminui a vontade de comer. Se, mesmo sabendo disso, você acha a água uma bebida muito insossa, experimente aromatizá-la. “Use hortelã ou alecrim fresco que são ervas nada calóricas e muito refrescantes”, diz Cinthya Maggi, nutricionista de São Paulo, especialista em gastronomia light e diet. Basta colocar um ramo limpo da erva escolhida em um litro de água e deixar na geladeira até o dia seguinte. Depois é coar e beber.

2. legumes? por que não?
Os alimentos crus também dão uma bela forcinha quando a idéia é segurar a fome. Aliás, alimentos sólidos satisfazem mais do que os líquidos. Sempre que puder, abuse das verduras e dos legumes crus. Mas os legumes não precisam ser ingeridos apenas nas refeições principais. Eles podem ser seu lanchinho durante o dia. Resultado: você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer. Minicenoura, tomate-cereja e pepino até podem ser levados para o trabalho. E são pouco calóricos. Uma cenoura média (50 g) tem 25 calorias e um pepino pequeno em rodelas ou em palitos apenas 8 calorias. Se estiver em casa, use palmito e blanquet de peru para o lanche. “Um bastão de palmito em conserva enrolado em duas fatias finas de blanquet de peru tem 50 calorias”, conta a nutricionista Cinthya Maggi.

3. não se reprima
Deu vontade de comer algo especial e um pouquinho mais calórico? Coma. Segundo o endocrinologista Alfredo Halphern não é uma boa idéia passar vontade. Se exagerar, compense no dia seguinte. É melhor comer um alimento de desejo com moderação do que ficar cheia de desejos e insatisfação, o que pode desanimar qualquer um a continuar na dieta. Mas nunca fique muito tempo sem comer ou em jejum. Se você fizer isso, abrirá uma brecha para a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e a compulsão a comida ficará incontrolável.

4. sentidos à mesa
Aprenda a comer com todos os sentidos. Parece loucura? Mas não é. Ao pegar uma fruta, por exemplo, sinta seu aroma e sua textura antes de morder. Ao mordê-la, mastigue devagar sentindo seu sabor. Ouça o barulho que o alimento faz na sua boca. “Ao estimular os sentidos, você valoriza o alimento que está ingerindo e a degustação fica cheia de prazer”, diz Alfredo Halphern, endocrinologista de São Paulo e autor do livro A Dieta dos Pontos. Seguindo essa regra, nada de comer enquanto está no carro, ao telefone ou vendo televisão. Ao fazer uma refeição junto com outra atividade, você nem percebe o que está comendo e o risco de exagerar – sem nenhum prazer – é maior.

5. frutas secas na bolsa
Outra estratégia infalível para tapear a fome é ter sempre à mão, na bolsa ou na gaveta do escritório, um saquinho com frutas secas como ameixa (10 unidades têm 200 calorias), damasco (10 unidades têm 260 calorias) e uva passa (uma colher de sopa cheia tem 60 calorias). “Além de muito gostosas, essas frutas são energéticas e cheias de fibras, o que aumenta a saciedade e ajuda você a chegar bem até a próxima refeição. Só não exagere, pois são calóricas. Se a fome é pequena, basta uma porção com três unidades”, diz Luciana Setaro, nutricionista de São Paulo.

6. precisa de um docinho?
Se a sua fome vem com um desejo quase incontrolável de açúcar, opte por alimentos adocicados que não comprometam o corpinho. Bata no liquidificador um iogurte desnatado (200 gramas) com duas ameixas sem caroço ou com dois damascos secos, que – acredite! – só têm 100 calorias. Ou ainda: um iogurte desnatado misturado a duas colheres de suco em pó diet do seu sabor preferido. Misture bem e consuma apenas 75 calorias. Mais fácil ainda é comer dois biscoitos do tipo água e sal com duas colheres (chá) de geléia dietética (75 calorias), acompanhadas de seu chá preferido. “São opções rápidas, saudáveis e capazes de controlar o desejo por doce”, explica Cinthya Maggi.

7. vá de chazinho calmante
“Sempre que sentir fome entre as refeições, tome chá frio de melissa ou de camomila, calmantes naturais”, sugere a culinarista Elizabete Presa. A fome pode estar ligada à ansiedade e esses chás ajudam a controlá-la.

8. biscoitos, sim, mas integrais
Enjoada das barras de cereais, cada vez mais doces, com mais flocos de arroz e com menos frutas? Pois aposte na enorme variedade dos deliciosos biscoitos integrais. Se você ama doce, há dezenas de lançamentos com sabores diferentes. As versões salgadas podem ser picadas e acrescentadas à salada verde. “Se você sabe que terá um evento à noite, abuse da salada verde durante o dia, mas misture a ela algum biscoito integral picado para substituir outros tipos de carboidratos”, diz Elizabete Presa, técnica em nutrição e culinarista, de São Paulo. Para não correr o risco de comer o pacote todo, compre potinhos plásticos e leve na bolsa porções de quatro a seis biscoitos, para não ultrapassar as 100 calorias.

9. corra para o telefone
“Na dúvida se está ou não com fome, desvie o foco da comida”, diz Luciana Setaro. Beba água, leia uma revista, navegue na internet ou apenas converse com uma amiga. Olha só que bom: você fica por dentro das notícias e coloca o papo em dia. Assim, a vontade de comer vai passar sem que você ataque aquele pacote de biscoito de chocolate recheado que está na cozinha.

10. respiração poderosa
Sabia que é possível diminuir a sensação de fome com um exercício bem simples de respiração? Feche a boca, deixando os lábios entreabertos, e encoste a ponta da língua na parte interna dos dentes. Em seguida, inspire pela lateral da boca e expire pelas narinas. Repita esse exercício por três minutos, algumas vezes ao dia. “Como a respiração está ligada às emoções, com esse exercício você relaxa e sente uma sensação de refrescância na boca”, explica Anderson Allegro, diretor da Aliança do Yoga. Você se equilibra e sente um profundo bem-estar. “Assim, pode perceber se está com fome ou se é ansiedade e gula”, diz.

________________________________________________________________

Ola meninas, como dá para ver pela tabela esta semana tivemos um saldo positivo no peso de todas, por isso estamos todas de parabens, as que aumentaram não se preocupem o que importa é continuar a lutar, que para a próxima semana será melhor.

Ainda temos 9 meninas que não deram o peso, as que não deram a semana passada e esta também não, já foram eliminadas, amanhã é o ultimo dia para darem o vosso peso.

O texto acima achei-o bom pois já reparei que muitas de nós não resistimos à gula, e assim ao lê-lo pode ser que ajude, lol

jinhos grandessss para todas e continuem em força!!!

7 comentários:

Gordinha disse...

É isso aí!

PARABÈNS PARA NÒIS!!!!!!!!

beijão a todas

Princess Sophie disse...

Ola estou atrasadinha com minha pesagem ,desculpa mas não deu pra mandar na sexta feira.
Estou com 111,4kg.
Obrigada.
Bjinho.

ANA E OS PRINCIPES... disse...

boas dicas,que tanta falta me fazem.
vou exprimentar.obrigadabjs para todas

Elisa Albuquerque disse...

yellow!!
Há um probleminha na tabela
é que quando começei o desafio com determinado peso... queria perder 7,5 kg, já perdi 2, ou seja falta perder 5,5, lá diz que falta perder 7,10kg ou estarei a ver mal?
Beijoquinhas enormes

Margarida disse...

Bom, bom, bom... O que eu gostaria mesmo era de ver quem foi afinal a vencedora da semana bem como a respectiva receitazinha preferida. Vamos lá a partilhar os "segredos" de sucesso da dieta.

Beijinhos a todas,

Margarida

Eu vou emagrecer! disse...

eu esqci do meu peso...

rs

85,5 kg

eu me peso sempre aos sabados, e aos finais de semana eu entro pouco on, eu somente atualizo a minha regua de peso

ahhh.. pra qm q eu mando meu perfil?

AnaLua disse...

boas dicas:)

jokas