13 de setembro de 2007

Chá Verde

Retirado de : http://delas.ig.com.br/materias/318501-319000/318703/318703_1.html

Produzido a partir da mesma planta que o chá tradicional, Camellia sinensis, o chá verde se distingue pelo grau de oxidação a que as folhas são submetidas. O resultado é que a bebida é rica em polifenóis que possuem poderosa ação antioxidante. Desde que foi introduzido no Ocidente, inúmeros estudos comprovam a eficiência do chá, na prevenção de vários tipos de doenças, incluindo câncer, por exemplo. O segredo estaria em uma outra substância com propriedades antioxidantes, chamada epigallocatechin gallate (EGCG). Só isso já bastaria para você experimentar uma xícara, não é? Mas leia até o final e descubra muitos outros benefícios do chá verde.Parece estranho pensar que a solução para muitos de nossos problemas relacionados ao bem-estar e a qualidade de vida possa ser encontrada em uma xícara de chá verde. Mas é isso o que garantem os estudiosos e profissionais da medicina homeopata e chinesa, terapeutas holísticos e também alguns pesquisadores da medicina alopata. O chá verde tem princípios ativos que fazem dele um poderoso aliado no combate aos radicais livres, ao colesterol total e até, pasmem: aos quilinhos a mais!
Mas os poderes terapêuticos do chá verde, também conhecido como banchá, não param por aí. Preparado adequadamente, o chá verde é capaz de melhorar muito sua vida. A tendência tem sido buscar no passado, maneiras de encontrar o bem-estar e a paz por meio do conhecimento que o homem adquiriu sobre a natureza. Tantas mudanças no estilo de vida do ser humano nos obriga a olhar para trás e buscar uma maior aproximação com a natureza e seus elementos.
O corpo humano possui um processo anti-oxidante natural, ou seja, de neutralizar tais radicais livres. Mas o que acontece é que nosso corpo simplesmente não dá conta de combater o excesso de radicais livres produzidos na idade avançada e ou sob condições semelhantes às citadas a cima.
“E é ai que entra o chá verde”, diz o médico Frederico Berardo, “vamos buscar na natureza os anti-oxidantes que nosso corpo não dá conta de produzir”, conclui. Além de melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento, o chá verde combate o estresse, auxilia no tratamento do colesterol e inibe os níveis de leptina no sangue - enzima que favorece a absorção de gordura – portanto age como um importante coadjuvante no emagrecimento.
Para ficar atenta:O médico acupunturista Norvan Martino Leite alerta ainda para a quantidade máxima que deve ser ingerida do chá por dia: 1,5 gramas. Tomado em excesso, o chá pode causar irritabilidade, insônia, tontura e palpitação devido presença de cafeína.
“A contra-indicação do chá verde, principalmente o chá preto, é a cafeína” diz o acupunturista, segundo ele, o limite de quantidade precisa ser respeitado principalmente no caso do chá preto. Já o chá verde, por passar por um processo com vapor que tira a cafeína, não tem restrições rígidas, desde que de boa procedência.
Prepare seu chá verde O doutor Frederico A. N. Berardo nos ensinou a maneira correta de preparar o chá de modo que se preservem os princípios ativos da planta. O chá deve ser feito com folhas frescas da planta ou ainda com o chá seco, vendido em saquinhos nas farmácias de manipulação. Ele chama atenção para a necessidade de ficar atento a procedência do chá, que deve ser consumido em farmácias de manipulação e distribuidores certificadamente idôneos.
ferva a água sem nada;
desligue o fogo;
só depois de desligar o fogo, jogar as folhas;
abafa e deixa coberto de 5 a 10 minutos;
seu chá está pronto!
O doutor Frederico A. N. Berardo não vê problemas em adoçar o chá, mas orienta o uso do mel ou ainda do açúcar mascavo por serem naturais e não prejudicarem a saúde como o açúcar refinado. É possível ainda misturar o chá com um chá de camomila, por exemplo, fazendo um chá misto. Ele pode ainda ser bebido gelado. Só não vale chá industrializado de saquinho, eles perdem os princípios ativos na manufatura.

5 comentários:

uma bola muito redonda disse...

Há alguma chance de entrar no vosso desafio ... é que só agora é que vos encontrei ... e também queria entrar nos eixos ... se não paciência ... fica pa proxima

(=ö=)
jokinhas

Muffin de Chocolate disse...

Já não bebo chá verde há muito tempo, bem que podia retomar esse hábito (ou algo que se estava a tornar um hábito saudável). Só tenho bebido água... :) Beijos!

Laurita Catita disse...

Nº41 apresentando-se ao serviço...
63.900kg,ou seja,mais 300 gramas.Semana de TPM ás vezes dá nisto...Sem stress!Tá-se bem...
Bom fim de semana.
Beijinhos light...

Anónimo disse...

Ola Ana Paula nº 10 - 86,4 Kg mais uma em TPM para a semana vai ser melhor
Bj

Paula

Fabiana disse...

O ideal mesmo é tomar o chá verde puro, sem adoçantes nem açúcares (nem refinado, nem mascavo, nem demerara).
Com o tempo se acostuma.
:)