22 de outubro de 2007

2 - COMO SE CALCULA A QUANTIDADE DE CALORIAS DE UM ALIMENTO?
Sabe-se, através de pesquisas, que cada grupo de alimentos fornece ao organismo uma certa quantidade de calorias. Por exemplo:
Um grama de gordura
fornece ao organismo
9 calorias
Um grama de álcool
fornece ao organismo
7 calorias
Um grama de carbohidrato
fornece ao organismo
4 calorias
Um grama de proteína
fornece ao organismo
4 calorias
Portanto, para se saber a quantidade de calorias de um determinado alimento é só saber a sua composição química, isto é, quanto de proteína, gordura ou carbohidrato ele contém.
3 - O QUE SÃO CARBOHIDRATOS?
De maneira simplificada podemos dizer que carbohidratos (ou hidratos de carbono) são todos os açúcares e massas que existem.É interessante salientar que “massa” são alimentos ricos em amido (como por exemplo, o trigo e seus derivados, a batata, a mandioca, o milho, etc) e que o amido é um tipo de “açúcar grande”.Após o processo digestivo este açúcar (amido) é “quebrado” em açúcares menores que podem então ser absorvidos e utilizados pelo organismo. Em outras palavras, quando comemos massa na verdade estamos comendo amido (que vai se transformar em açúcar dentro do nosso organismo). Portanto, tanto as massas quanto os açúcares são considerados carbohidratos, e por isso tem a mesma quantidade de calorias.
4 - O QUE SÃO PROTEÍNAS?
As proteínas são moléculas formadas por aminoácidos (ou ácidos orgânicos). Da mesma forma como os tijolos formam uma parede, os aminoácidos se unem para formar as proteínas.As proteínas são responsáveis pela formação dos tecidos e dos órgãos do nosso corpo, mas também são importantes para várias funções orgânicas como o equilíbrio hormonal e a resistência do organismo (pois tanto os hormônios como os anticorpos são constituídos as proteínas. Além disso, as proteínas também podem ser utilizadas como fonte de calorias (como vimos acima um grama fornece quatro calorias). Porém o organismo só utiliza as proteínas como fonte de energia se não houver outra fonte disponível (como os açúcares e as gorduras).
5 - QUANTAS CALORIAS UMA PESSOA NORMALMENTE GASTA EM UM DIA?
Isto varia muito de pessoa para pessoa, mas no geral podemos dizer que em média uma pessoa gaste entre 2000 e 3000 calorias por dia, sendo que os homens gastam um pouco mais que as mulheres.Algumas pessoas, no entanto, chegam a “queimar” até 5000 calorias num dia, enquanto outras “queimam” menos de mil. Chamamos a isso de diferenças de metabolismo.
6 - O QUE DETERMINA A QUANTIDADE DE CALORIAS QUE UMA PESSOA “QUEIMA”?
São vários os fatores que levam a estas diferenças de metabolismo. Vejamos alguns deles:Hereditariedade:É inquestionável que a predisposição à obesidade pode ser genética. Uma criança tem 10% de chance de tornar-se obesa se os pais tiverem peso normal, 50% de chance se um dos pais for obeso e 80% de chance se ambos os pais forem obesos. Idade:Em fases distintas da vida uma pessoa pode queimar mais ou menos calorias. Por exemplo: adolescentes em geral queimam mais calorias que uma pessoa idosa (por isso ha uma tendência de pessoas mais velhas acumularem gordura). Isto pode estar relacionado à diminuição no ritmo de vida e na acomodação natural da idade, ou ainda relacionados com menopausa e andropausa.Atividade física:É natural e fácil de entender que uma pessoa mais ativa, que tenha um trabalho pesado e desgastante ou que faça atividades físicas diárias gaste mais calorias que uma pessoa que trabalhe sentada e que não pratique atividades físicas constantes. A propósito, antigamente existiam menos obesos porque as facilidades eram menores, a vida mais dura e as pessoas eram obrigadas a se movimentar mais, queimando mais calorias. Hoje, com as comodidades da tecnologia e com o crescente poder aquisitivo das pessoas, o uso de carros, controle remoto, etc, levamos uma vida muito sedentária e quase não queimamos calorias. No entanto comemos cada vez mais alimentos industrializados, engordurados, hipercalóricos, disso resultando tantos problemas de saúde como obesidade, colesterol, e etc.
Fatores hormonais:Alterações hormonais podem levar uma pessoa a engordar ou emagrecer, dependendo do hormônio envolvido. Por exemplo, o hipotiroidismo, o hipertiroidismo, alterações nos hormônios relacionados ao ciclo menstrual, etc. Devemos ressaltar, no entanto, que os casos de obesidade por alterações hormonais são menos frequentes que se imagina..
Sistema nervoso:É indiscutível que uma alteração no sistema nervoso pode interferir no ganho ou perda de peso. Isto se dá de dois modos distintos: O primeiro em nível de alteração do metabolismo (um choque emocional ou um desequilíbrio no sistema nervoso pode fazer com que uma pessoa engorde ou emagreça). O segundo em nível de ansiedade que às vezes provoca hiperfagia (fome excessiva) fazendo com que a pessoa engorde por comer compulsivamente.
Uso de medicamentos:Certos remédios como os corticóides, antidepressivos, hormônios, anticoncepcionais, antialérgicos, etc. podem alterar o metabolismo (ou provocar retenção de líquido) fazendo com que a pessoa ganhe peso, mesmo sem comer exageradamente.
Outros fatores:Vários outros fatores podem nos fazer engordar como parar de fumar, parar de fazer exercícios (e continuar comendo bastante), a retirada das amígdalas, a laqueadura, a menopausa, e etc.
Qualque um destes fatores citados, associado a uma alimentação desbalanceada, pode ser o responsáveis diretos por todos os casos de obesidade existente.
7 - COMO PODEMOS CLASSIFICAR A OBESIDADE?
De forma resumida podemos dizer que existam dois grandes grupos de obesos:- Obesos por excesso de ingestão de calorias e/ou baixo consumo (vida sedentária).
Este primeiro grupo representa a grande maioria dos casos de obesidade e resulta de alimentação desbalanceada com excesso de ingestão de calorias associado à vida sedentária (baixo consumo de energia).O excesso de comida, o uso de suplementos alimentares sem necessidade (vitaminas, por exemplo), a ingestão de alimentos que apenas engordam e não nutrem (açúcar branco e arroz polido, por exemplo), e o excesso de açúcares e gorduras são alguns fatores determinantes da obesidade.Aspectos culturais também influenciam na obesidade, pois herdamos de nossos pais a “mania” de comer além de nossas necessidades, principalmente alimentos ricos em açúcar (doces e massas) e gorduras.
- Obesos “doentes”, isto é, pessoas que engordam mesmo sem comer exageradamente.
Este segundo grupo representa aquelas pessoas que engordam devido a problemas de saúde como alterações metabólicas, fisiológicos ou endócrinas (alterações hormonais). Devido a estas alterações ocorre uma diminuição no metabolismo (queima de calorias) e a pessoa engorda ou tem dificuldade para emagrecer, mesmo comendo pouco.
8 - O QUE É OBESIDADE POR FATORES PSICOLÓGICOS?
Como o próprio nome diz, é a obesidade provocada por problemas emocionais como auto-rejeição (a sociedade rotula o gordo como uma pessoa sem alto-controle), baixo-estima, depressão e compulsão a comer.Muitas pessoas comem para satisfazer necessidades emocionais. Comer preenche a carência afetiva, o alimento alivia a ansiedade, a frustração e o vazio emocional. Para os gordos, o alimento pode representar amor, segurança, satisfação e alívio das tensões. Muitas vezes o problema é familiar (pais incapazes de dar amor dão comida a seus filhos como forma inconsciente de compensação). Procurar ajuda psicológica nestes casos é fundamental.
9 - QUAL A MELHOR FORMA DE SE TRATAR A OBESIDADE?
Seja qual for o caso de obesidade, a forma de tratamento é a mesma. Tentar corrigir suas possíveis causas (sistema nervoso, ansiedade, hormônios, mudança de medicamento, ajuda psicológica, etc) associando uma dieta com poucas calorias e exercícios.No entanto, qualquer destes tratamentos pode não dar resultado satisfatório se feitos isoladamente, isto é, às vezes não adianta fazer regime sem tratar a causa da obesidade e como também não adianta tratar a causa de obesidade se a pessoa continuar ingerindo calorias em excesso.
10 – QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM O EMAGRECIMENTO?
O emagrecimento envolve fatores complexos e não é uma questão meramente matemática.Matematicamente falando, se uma pessoa gasta 2000 calorias num dia e come 3000 ela irá engordar. Se a pessoa comer as mesmas 2000 calorias que gasta ela manterá o peso e se comer menos que isso ela emagrecerá. Porém, vários fatores influenciam a queima e o armazenamento de calorias. O excesso de alimentação é apenas um destes fatores, por isso nem sempre o regime alimentar funciona. É fundamental uma análise de todos os fatores que envolvem a pessoa do obeso, desde alterações metabólicas e hormonais até as suas frustrações, suas carências, seu desânimo frente aos problemas (que normalmente o levam a uma baixo-estima). É como se o obeso desistisse de sua vaidade. Como regra geral, no entanto, independente das variáveis individuais, toda vez que comermos mais calorias do que necessitamos o resultado será a obesidade.
11 - POR QUE O ORGANISMO ARMAZENA AS CALORIAS QUE COMEMOS A MAIS?
Ele faz isso devido ao instinto de sobrevivência. O organismo não sabe se amanhã ou depois ele terá o que comer. Por isso, armazenar calorias para o organismo é uma segurança. E a forma como ele armazena estas calorias são as gorduras. Por isso costumamos dizer que as gorduras são uma espécie de poupança de calorias do organismo.Em caso de necessidade o organismo queima estas gorduras obtendo de volta as calorias que ele havia armazenado. É isto o que ocorre durante o regime de emagrecimento. Ao ingerir poucas calorias (menos do que o corpo necessita), nós forçamos o organismo a utilizar as calorias armazenadas, o que gera a queima de gorduras e o emagrecimento.Porém, algumas pessoas que tem o metabolismo baixo (que queimam poucas calorias), mesmo que façam um regime alimentar tem dificuldade para perder peso. Para estas pessoas é fundamental o tratamento no sentido de melhorar o metabolismo.
12 - QUAL A FUNÇÃO DAS GORDURAS NO ORGANISMO?
Como já dissemos anteriormente, o organismo armazena as calorias que comemos a mais na forma de gorduras. Em caso de necessidade ele pode transformar novamente estas gorduras em calorias, para serem utilizadas como fonte de energia. Portanto, uma das funções das gorduras é exatamente ser uma fonte concentrada de energia, mas ela ainda possui outras funções importantes:
- Protegem o esqueleto e a pele- Preservam o calor do corpo, atuando como isolante térmico.- São importantes para a absorção de algumas vitaminas (A.D.E.K.)
Apesar das gorduras terem a sua importância no organismo, o seu excesso pode trazer conseqüências bastante graves.
13 - QUAIS AS DOENÇAS RELACIONADAS COM A OBESIDADE?
Várias doenças podem se desenvolver ou sofrer influencia da obesidade. São elas: Diabetes, doenças cardíacas, câncer, problemas circulatórios, hipertensão arterial, arteriosclerose, aumento do colesterol, aumento do triglicérides e problemas estruturais (coluna e articulações). Além disso, a obesidade reduz a atividade motora, provoca fadiga, problemas psicológicos como depressão e reduz a expectativa de vida.
14 - É POSSÍVEL EMAGRECER COMENDO BEM?Sim, fazer regime não significa necessariamente comer pouco. A maioria das pessoas acha que fazer regime significa passar fome, fazer grandes sacrifícios, comer o pão (diet) que o diabo amassou. Mas estão erradas.O que faz uma pessoa engordar não é a quantidade de alimento que ela ingere, mas sim a qualidade do alimento, isto é, se o alimento é rico ou pobre em calorias.Partindo deste princípio, uma pessoa pode engordar mesmo comendo pouco, basta que o alimento ingerido seja hipercalórico. Por outro lado uma pessoa pode comer bastante ingerindo poucas calorias se o alimento for hipocalórico. Lembre-se: Comer bem não significa necessariamente comer muito.
Exemplos de alimentos hipercalóricos (CADA 100G)
Gorduras
900 calorias
Álcool
700 calorias
Açúcar
400 calorias
Massas
400 calorias
Proteínas
400 calorias
Exemplos de alimentos hipocalóricos (CADA 100G)
Couve-flor cozida
10 calorias
Alface
15 calorias
Pepino
15 calorias
Palmito
18 calorias
Tomate
21 calorias
De modo geral, todas as frutas, legumes e verduras podem ser considerados alimentos hipocalóricos (normalmente contém menos que 60 calorias por 100g), com exceção da banana (120cal) e do abacate (160cal).Por isso é muito importante escolher bem os alimentos que vamos comer. Em termos calóricos, ingerir 100g de gordura equivale a comer 9kg de couve-flor cozida ou 6kg de pepino ou ainda 4,3kg de tomate.Perceba que podemos comer pouco ou bastante com a mesma quantidade de calorias. Escolhendo bem nossos alimentos nós podemos emagrecer sem passar fome. Basta saber comer.
15 - QUANTAS CALORIAS DEVEMOS INGERIR DURANTE O REGIME?
Normalmente o limite durante o regime é de 1200 calorias por dia. Podemos atingir este valor comendo pouco ou bastante. Por exemplo: Para atingir este limite (1200 calorias) nós podemos comer apenas 122 gramas de gorduras, ou então 7 quilos de pepino ou ainda 5kg de tomate. Isto significa que mesmo se alguém conseguisse comer 5kg de tomate num dia esta pessoa não iria engordar, pois 5kg de tomate tem menos de 1200 calorias.Também é importante salientar que se comermos sempre o mesmo tipo de alimento, em pouco tempo estaremos enjoados dele. Portanto, é bom variar os tipos de saladas e frutas que comemos.
16 - QUAL O ALIMENTO QUE MAIS ENGORDA?
Se você pensou doces ou massas você quase acertou. Na verdade o alimento que mais engorda são as próprias gorduras da alimentação. Isto ocorre devido a dois motivos simples:1- Quimicamente falando, a gordura é o alimento mais rico em calorias que existe (nove calorias por grama)2- Nosso organismo tem a tendência de armazenar a gordura que comemos.
17 - DE ONDE VEM A GORDURA DO NOSSO CORPO?
Ela vem, é claro, da nossa alimentação. No entanto, parte dela provém da gordura que ingerimos sob a forma de óleos ou alimentos gordurosos e outra parte é “fabricada” dentro do organismo a partir de sobras calóricas dos carboidratos que ingerimos. Por exemplo: se comermos 1000 calorias de doces ou massas além das nossas necessidades, estas calorias serão transformadas em gordura dentro do nosso organismo.
18 - QUAL A PRIMEIRA CALORIA QUE NOSSO ORGANISMO ARMAZENA?
Normalmente as calorias que ingerimos na forma de gordura são as primeiras a serem armazenadas. Isto porque esta gordura já está pronta. Não teria sentido o organismo queimar a gordura que comemos para depois fabricar nova gordura a partir dos doces ou das massas.Um prato de comida, por exemplo, é composto por: arroz, feijão, salada, carne e algum refogado. No meio disto tudo o que temos? Gordura no arroz, na salada, na carne, na fritura, no refogado, e etc.Se tivermos sobra de calorias neste prato de comida, com certeza o organismo irá primeiro armazenar a gordura que já está pronta e depois, se ainda sobrar calorias, aí sim ele irá fabricar gorduras a partir das massas.
19 - QUAL O PERIGO DA GORDURA NA ALIMENTAÇÃO?
Pesquisa americana mostrou que entre 30 a 40% das calorias que ingerimos são provenientes de gorduras que comemos. Isto significa que se você ingere 3000 calorias num dia, quase 1000 são provenientes das gorduras da alimentação. Por isso é fundamental (e talvez a parte mais importante do regime) evitar os alimentos gordurosos. Eliminando-se a gordura da alimentação a quantidade de calorias dos alimentos diminuiu bastante, e este é o primeiro passo para se perder peso.
20 - QUE CUIDADOS DEVEMOS TER EM RELAÇÃO ÀS GORDURAS?
É fundamental evitar os alimentos gordurosos. Os principais são:
- Margarina (81% de gordura vegetal hidrogenada), manteiga (84% de gordura), maionese (80% de óleo).- Leite integral (o ideal é fervê-lo e após esfriar tirar a nata que fica por cima).- Queijos (em excesso) principalmente os amarelos (prefira sempre a ricota ou o queijo tipo minas)- Conservas (salsichas, apresuntados, etc.)- Carnes gordas (costela, cupim, lingüiça, mortadela, pele de frango, bacon, torresmo, salame, etc.).- Frituras (principalmente as que encharcam como batata frita, polenta, mandioca, pasteis, empanados, carnes ou legumes a milanesa, etc.).- Óleo no arroz, nas saladas, nos refogados, etc.
21 - QUAL O PROBLEMA DA FRITURA?
O maior problema da fritura é quando ela “encharca”. A batata é um exemplo típico. Cem gramas de batata cozida contem apenas 65 calorias. No entanto, 100g de batata frita tem entre 230 a 500 calorias, dependendo da fritura. A batata frita industrializada, por exemplo, tem em média 500 calorias p/ cada 100g (basta ver as informações da embalagem).Frituras sem óleo, no entanto, não engordam. Sempre que for fritar alguma coisa use uma chapa ou uma frigideira de teflon, mas sem gordura.
22 - O QUEIJO ENGORDA?
Todo queijo tem uma certa quantidade de gordura. Quanto mais amarelo for o queijo mais gordura ele contem. Portanto os melhores queijos para se comer são a ricota ou o queijo fresco (tipo minas). O requeijão “light” também é uma opção, mas não se deve abusar da quantidade, pois mesmo tendo menos gordura que o requeijão normal ele não esta isento delas.
23 - PODE UMA SALADA OU REFOGADO ENGORDAR?
Sim, dependendo da quantidade de óleo que se colocar nelas.Uma colher de sopa de óleo tem aproximadamente 200 calorias. Se colocarmos muito óleo nos vegetais estes podem engordar, mesmo sendo a princípio alimentos pouco calóricos.É importante lembrar que mesmo o azeite de oliva pode engordar pois ele, como qualquer óleo, também contem nove calorias por grama.
24 - O QUE SIGNIFICA "GORDURA ESCONDIDA"?
Esta é a gordura que está presente nos alimentos e que normalmente não nos damos conta. Um exemplo seria a maionese (quase 90% de gordura). É importante estarmos atentos porque quase tudo que comemos contém uma certa quantidade de gordura.Se ingerirmos 100g de gordura num dia (no meio dos alimentos que comemos), no final do dia teremos ingerido 900 calorias só de gorduras (o que representa uma quantidade muito grande de calorias).Se conseguirmos tirar estas gorduras da alimentação, iremos ingerir quase 1000 calorias a menos no dia, sem diminuir a quantidade de comida.
25 - O QUE É COLESTEROL?
O colesterol é um tipo de gordura presente nos alimentos, principalmente os de origem animal.O colesterol sempre está ligado a uma proteína (que tem a função de transporta-lo para dentro ou para fora do sangue). Estes complexos de gordura e proteína são chamados lipoproteínas.
As principais lipoproteínas são:VLDL – Proteína de densidade muito baixaLDL – Proteína de densidade baixaHDL – Proteína de alta densidade.
A HDL é conhecida como “bom colesterol” porque tem mais proteína e menos colesterol. Ela retira o colesterol das células facilitando sua eliminação, ajudando a manter o colesterol nos níveis considerados normais.A LDL é conhecida como “mau colesterol” ou “colesterol ruim” porque tem mais colesterol e menos proteína. Ela ajuda o colesterol a entrar no sangue, favorecendo o acúmulo nas artérias e a formação das placas de gordura.Parte do colesterol presente no sangue é proveniente dos alimentos que comemos, porém parte dele é produzida dentro do próprio organismo, por isso muitas vezes só o regime alimentar não é capaz de fazer baixar a taxa de colesterol do sangue, sendo necessário o uso de algum medicamento para ajudar.
26 - QUAIS OS VALORES IDEAIS PARA O COLESTEROL NO SANGUE?
É normal uma certa quantidade de gordura no sangue. Só o excesso é que preocupa os médicos pelos malefícios que pode causar. Temos então três situações:
DESEJÁVEL – Taxas menores que 200mg por 100ml de sangueACEITÁVEL – Taxas até 239mg por 100ml de sangueALTA – Taxas acima de 240mg por 100ml de sangue.
27 - O QUE SIGNIFICA GORDURA SATURADA E GORDURA INSATURADA?
As gorduras saturadas são as gorduras “duras”, muito ricas em colesterol e que estão presentes em alimentos como o creme de leite, manteiga, banha de animais, sebo, aves, queijo, ovos, etc.Gorduras insaturadas (ou poli-insaturadas) são as gorduras “moles”, isto é, são líquidas à temperatura ambiente e caracterizam-se por serem pobres em colesterol. Estão presentes nos alimentos de origem vegetal como óleos de soja, amendoim, milho, girassol, canola, etc, com exceção do óleo de coco que é rico em colesterol.
28 - O QUE SÃO TRIGLICÉRIDES?
Triglicérides são gorduras que ficam em suspensão no sangue e não se depositam nos tecidos. É menos perigosa que o colesterol, pois não provoca entupimento nas veias (aterosclerose), porém quando muito aumentado “engrossa” o sangue e quando associado ao colesterol alto pode favorecer problemas como infarto do miocárdio e outros problemas circulatórios.
29 - AS GORDURAS QUE NÃO AUMENTAM O COLESTEROL TAMBÉM ENGORDAM?
Com certeza. Em termos calóricos todas as gorduras e todos os óleos são iguais (isto é, tem a mesma quantidade de calorias). Não importa o tipo de gordura (óleo de milho, girassol, azeite de oliva, gordura animal) a quantidade de calorias é sempre a mesma (nove calorias por grama).Portanto, mesmo os óleos que não aumentam o colesterol engordam (inclusive o azeite de oliva).
30 - QUANDO OS DOCES E AS MASSAS ENGORDAM?
Quando os comemos de forma exagerada. Nós já vimos anteriormente que uma pessoa “normal” queima em média 2000 a 3000 calorias por dia. Isto significa que, se comermos até esta quantidade de calorias não iremos engordar, pois o organismo irá utilizá-las durante o dia para suas funções básicas de sobrevivência. Portanto os doces e as massas passam a engordar somente quando comemos mais do que o organismo necessita. Neste caso o excedente é transformado em gordura.
31 - POR QUE EVITAR DOCES E MASSAS DURANTE O REGIME?
Porque doces e massas são constituídos por carbohidratos (que contém quatro calorias por grama) e conseqüentemente engordam se comidos em demasia. Também é fato que se comermos pouco não iremos engordar, mas a intenção durante o regime é comer o mínimo possível de calorias para podermos emagrecer. Quanto menos calorias nós ingerirmos, mais gordura o organismo terá que queimar para conseguir a energia que ele necessita.Durante o regime é importante restringir ao máximo a ingestão de carbohidratos, substituindo o açúcar por adoçantes, evitando doces, bolos, chocolate e refrigerantes normais (o diet é permitido).
32 - QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE EVITAR AS SOBREMESAS?
Evitar sobremesas é muito importante porque normalmente ela representa um excesso de calorias que nós não precisamos ingerir.Um prato de comida tem em média 1000 calorias. Dois pratos de comida mais o café da manhã normalmente suprem as nossas necessidades calóricas diárias. Beliscos e sobremesas são excessos alimentares que normalmente acabam se transformando em gordura. Alguns tipos de sobremesa (doces, chocolate, etc), podem ter praticamente a mesma quantidade de calorias que um prato de comida.
33 - PODE-SE USAR ADOÇANTES À VONTADE?
Não. Todo adoçante tem um limite de ingestão diária que deve ser respeitado. Quantidades exageradas podem provocar efeitos colaterais como dores de cabeça, mal-estar e diarréia.
Veja o limite dos adoçantes mais comumente usados:- Sacarina: 3,5mg/kg de peso corpóreo ideal- Ciclamato: 11 mg/kg de peso corpóreo ideal- Aspartame: 40mg/kg de peso corpóreo ideal
Mesmo a Stevia (que é um adoçante natural) não deve ser usada de forma exagerada, podendo causar algum tipo de desconforto.Para resolver este tipo de situação, foram criados alguns produtos que combinam vários adoçantes (como a Stevia plus, que combina stevia, aspartame e ciclamato). São adoçantes compostos cujas fórmulas foram desenvolvidas de modo a obter um máximo de poder edulcorante com o mínimo de sabor amargo.Mas a grande vantagem deste “mix” de adoçantes é que você ingere um pouco de cada adoçante e dificilmente atingirá o limite tolerável de cada um deles, evitando desta forma seus efeitos colaterais.
34 - A FRUTOSE É UM ADOÇANTE DIETÉTICO?
Não. A frutose é um açúcar de melhor qualidade (proveniente de frutas), mas contém praticamente as mesmas calorias do açúcar comum (de cana), portanto não pode ser usada por diabéticos ou pessoas que querem emagrecer ou manter o peso.
35 - O AÇÚCAR MASCAVO ENGORDA?
Sim, exatamente igual ao açúcar branco (refinado). A única vantagem do açúcar mascavo é que ele não passa pelos processos de refinamento e clareamento (lavagem) do açúcar branco e por isso mantém o sabor original do melado de cana, sendo mais rico em vitaminas e minerais (o açúcar branco contém somente calorias).
36 - O MEL PODE SER USADO DURANTE O REGIME OU POR DIABÉTICOS?
Não. Em termos calóricos o mel é equivalente ao açúcar de cana, portanto engorda e aumenta a diabetes. Porém o mel é muito mais saudável, pois os seus açúcares são de fácil digestão e assimilação pelo organismo (não fermentam), além de conter pólem de flores, diversas vitaminas e sais minerais.
37 - O CAFÉ ENGORDA?
O café em si não engorda. O problema é a quantidade de açúcar que se usa para adoçá-lo. Para um litro de café normalmente se usa entre 6 a 8 colheres de açúcar (o que equivale a quase 1000 calorias). Portanto, café só com adoçante.
38 - PODE-SE COMER MASSAS DURANTE O REGIME?
Pode e deve-se. Deixar de ingerir totalmente as massas não é uma boa política, pois isto acaba provocando fraqueza, tontura, hipoglicemia, etc. Nosso organismo precisa de uma certa quantidade de carbohidratos diariamente (pão, arroz, batata, etc), só devemos ter o cuidado de não exagerar na quantidade. Quanto menos carbohidratos nós comermos mais gordura o corpo terá que queimar.
39 - É VERDADE QUE MASSA NORMALMENTE NÃO ENGORDA?
Costumo dizer que o maior problema da massa é a “má companhia”. Na verdade, como já vimos anteriormente, a massa só engorda se a comermos em excesso (mais do que o organismo necessita). Porém o problema é que toda vez que comemos massa nós costumamos associar algum tipo de gordura. E na maioria das vezes não é a massa que nos faz engordar, mas sim as gorduras que comemos associado a ela;Por exemplo: O que faz uma batata engordar normalmente é o óleo da fritura; o que faz a lasanha engordar não é só a massa, mas principalmente o queijo e as gorduras do molho, o creme de leite e etc. O que faz uma pizza engordar não é a massa mas a cobertura repleta de gorduras (queijo, azeite, calabresa, etc). O que faz um lanche engordar não é só o pão, mas principalmente a maionese, o queijo, o hambúrguer, o bacon, etc.
40 - ENTÃO É POSSÍVEL COMER MASSA SEM ENGORDAR?
Sim, basta comê-la em pequena quantidade e evitar associá-la a qualquer tipo de gordura. Exemplos:
- Pizza “light” (pizza de peito de frango, de palmito, de atum conservado em água, etc.) Nesta pizza pode-se colocar azeitona (moderado), tomate, cebola, ricota, champignon, etc, mas não se deve colocar azeite e nem muito queijo.- Pão sem miolo e sem margarina, manteiga ou maionese (pode-se usar uma fatia de queijo ou um pouco de requeijão light).- Lanches naturais (com salada, e de preferência sem óleo).- Batata cozida (nunca frita).
41 - AS TORRADAS ENGORDAM?
Na mesma proporção que o pão “in natura”. Achar que a torrada não engorda é um conceito errôneo que muitas pessoas tem como verdadeiro. A torrada nada mais é do que um pão desidratado e que, portanto, tem todas as calorias do pão que a originou. E elas engordam principalmente se você untá-las com margarina, maionese, e etc.
42 - É VERDADE QUE JANTAR ENGORDA MAIS QUE ALMOÇAR?
Normalmente sim.O que ocorre é que após o jantar nossas atividades físicas são bastante reduzidas (ver TV e depois dormir). Assistir televisão queima apenas 84 calorias por hora e dormir queima apenas 60 calorias por hora. Isto significa que durante o sono nosso gasto calórico é bastante reduzido (em torno de 500 calorias por noite).Queimamos poucas calorias dormindo porque durante o sono nós quase não nos movimentamos, nossa respiração é mais lenta, os batimentos cardíacos diminuem, o processo digestivo é quase nulo, a atividade cerebral diminui bastante, a temperatura corporal diminui, e assim por diante. Portanto o gasto calórico do organismo em repouso é bem menor que durante as atividades diárias.E o que acontece quando comemos muitas calorias no jantar?Simplesmente uma boa parte delas será transformada em gordura durante o sono. Portanto se você não quiser engordar dormindo convém comer poucas calorias à noite. Isto não significa ficar sem jantar, mas fazer refeições leves como saladas, carne magra, sopa de legumes (sem gordura), etc.
43 - VOCÊ CONHECE A DIETA DO BELISCO?
Esta é uma dieta muito interessante. A maioria das pessoas acredita que beliscar engorda. Mas depende do que se belisca. Esta dieta preconiza que se pode (e se deve) beliscar várias vezes por dia para perder peso. Basta saber beliscar.Imaginemos o exemplo de uma pessoa que almoça e janta bastante e nos intervalos belisca alimentos hipercalóricos como doces, chocolate, pão com margarina, bolachas, salgadinhos, etc. É claro que esta pessoa poderá engordar, pois ela ingeriu bastantes calorias no almoço e jantar e ainda beliscou outro bom tanto de calorias nos intervalos das refeições. No final do dia esta pessoa terá ingerido um excesso de calorias que será transformado em gorduras. Imagine agora uma situação diferente: Esta pessoa almoça e janta pouco. Como conseqüência ela sentirá fome nos intervalos das refeições. É neste ponto que entra a importância do belisco. Pode-se beliscar várias vezes por dia e mesmo assim perder peso. A questão toda é saber beliscar.
44 - O QUE BELISCAR PARA NÃO ENGORDAR?
Existem várias opções de belisco. Quando sentirmos fome de doces, podemos comer alguma fruta. Quando sentirmos fome de salgado, podemos comer legumes com sal (tomate, por exemplo) ou mesmo algumas bolachas de água e sal (sem margarina, manteiga ou maionese). É importante ressaltar que a bolacha de água e sal é mais calórica que o pão francês (em termos de peso). Portanto não se deve exagerar na quantidade (3 a 4 bolachas, no máximo).Outro belisco gostoso é o lanche natural. Um pão francês com uma boa salada de alface, tomate, palmito, cenoura ralada, azeitona, cebola, etc, é muito gostoso, alimenta e tem poucas calorias. Só tenha o cuidado de tirar o miolo do pão (para diminuir a massa), não passar manteiga, margarina ou maionese e não usar óleo na salada. Pode-se até comer um lanche com um bife grelhado (sem gordura) ou ainda com atum conservado em água, além de salada a gosto.
45 - QUAL A VANTAGEM DA DIETA DO BELISCO?
A grande vantagem desta dieta é exatamente o fato de não se passar fome. Podemos fazer até sete refeições por dia e mesmo assim perder peso. Podemos tomar o café da manhã, fazer um belisco às 10hs, almoçar (pouco), beliscar as 15 e às 17 horas, jantar (pouco) e beliscar mais uma vez antes de dormir.Em alguns casos quando a pessoa é muito ansiosa, pode-se cortar frutas em pedaços e ir comendo aos poucos durante o dia todo. Por exemplo: uma maçã tem em torno de 60 calorias. Se a cortarmos em 4 partes (15 calorias por pedaço) podemos comê-la aos pedaços, várias vezes por dia. Isto pode ser feito com todas as frutas.Como já dissemos anteriormente, não é a quantidade de comida que ingerimos o que nos faz engordar, mas sim o tipo de comida. Sabendo beliscar podemos comer o dia todo e mesmo assim perder peso. Basta evitar os alimentos mais calóricos e comer os que contem menos calorias.
46 - O QUE É O REGIME DA LUA?
Uma vez por semana (na mudança da lua), a pessoa deve alimentar-se somente de líquidos, por um período de 24hs. Deve iniciar a dieta exatamente na hora em que a lua muda de fase, não importando o horário em que isso ocorra. Esta dieta, por si só, às vezes não faz emagrecer, porém ela é importante para a desintoxicação do organismo e também para a “redução do volume do estômago”. Porém é importante não ingerir somente água e sucos, pois isto pode provocar fraqueza, hipoglicemia, dores de cabeça e vertigem. Alimente-se também com caldos salgados (o importante é evitar alimentos sólidos).
47 - QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS DURANTE O REGIME?
Os exercícios, de modo geral, são bons para a saúde e deveriam ser praticados durante toda a vida. Hoje há um consenso de que, o que leva à obesidade não é só uma alimentação desbalanceada, mas principalmente a vida sedentária que vivemos. A pessoa mais magra e mais saudável normalmente não é a que come menos e sim a mais ativa.Fazer exercícios aumenta o metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias, não só durante o exercício, mas também no decorrer do dia. Antigamente as pessoas comiam mais, os alimentos eram muito gordurosos e, no entanto, elas não engordavam tanto. Porque? Porque a vida não era tão fácil. Hoje a ciência e a tecnologia nos trazem muitas facilidades como o carro, o fogão a gás, o telefone, o computador, o controle remoto, etc. Basta você sentar que tudo está à sua mão. Isto leva ao sedentarismo, a pouca atividade física e conseqüentemente ao ganho de peso.
48 - QUAIS OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA EMAGRECER?
Os melhores exercícios para a queima de calorias são os chamados aeróbicos (exercícios que ativam a respiração). Entre eles a caminhada rápida, a bicicleta ergométrica, o step, a natação, a hidroginástica, subir escadas, pular corda, etc. Porém é preciso um cuidado especial com certos exercícios como a corrida e o pular cordas, por exemplo, pois estes provocam atrito nas articulações (principalmente os joelhos) e são contra-indicados para pessoas com problemas articulares ou muito obesas.
49 - É POSSÍVEL PERDER PESO SÓ ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS?
Algumas pessoas emagrecem só pelo fato de começarem a se exercitar de forma consistente, porém no geral é importante também fazer o regime alimentar. Em uma hora de caminhada rápida uma pessoa queima em média 500 calorias. Se chegar em casa e comer uma barra de chocolate (aproximadamente 550calorias), parte do esforço foi em vão.
50 - QUAL O PERIGO DAS DIETAS EM “YOYO”?
Engordar e emagrecer, muitas vezes pode ser extremamente prejudicial à saúde, pois diminui a massa muscular e aumenta a quantidade de gorduras do corpo. Isto ocorre porque toda vez que emagrecemos uma parte de nossos músculos é “queimada” junto com as gorduras. Quando voltamos a engordar este espaço é preenchido por gorduras (a não ser que a pessoa pratique atividades físicas). O problema piora porque, com a diminuição da musculatura, passamos a queimar menos calorias (parte desta caloria é queimada exatamente pelos músculos). Por isso é muito importante cuidar do físico durante o regime alimentar. Isto se consegue através dos exercícios e da ingestão concomitante de proteínas (o que também diminui a flacidez).
51 - COMO SE ORIGINA A FLACIDEZ?
A flacidez ocorre devido a uma diminuição do colágeno nos tecidos (o colágeno é a proteína que dá sustentação aos tecidos do nosso corpo como a pele, tecido conjuntivo, etc).Esta diminuição ocorre por dois motivos:1- Durante o envelhecimento devido à diminuição da produção do colágeno pelo organismo.2- Durante os regimes de emagrecimento porque parte deste colágeno é “queimada” junto com as gorduras. Além disso, com a “queima” das gorduras, a pele que estava esticada acaba “sobrando”, principalmente se o emagrecimento for rápido.
52 - EXISTE REMÉDIO PARA FLACIDEZ?
O melhor remédio para flacidez é a prevenção, isto é, quando você se propõe a fazer um regime alimentar são necessários alguns cuidados para evitar ou minimizar a flacidez. O primeiro cuidado é a ingestão de proteínas durante o regime (como o colágeno, por exemplo). Não que este colágeno ingerido vá chegar intacto aos tecidos. Ele é digerido como qualquer outra proteína e transforma-se em aminoácidos antes de ser absorvido, mas estes aminoácidos poderão ser utilizados para repor o colágeno que é “queimado” junto com as gorduras. O segundo cuidado é evitar o emagrecimento rápido, pois quando se perde peso lentamente a pele “tem tempo” para ir se contraindo, o que diminui a flacidez.
53 - O QUE É CELULITE?
A celulite é um processo inflamatório do tecido conjuntivo, isto é, do tecido que se encontra abaixo da nossa pele. Esta inflamação é normalmente de caráter hereditário e independe do fato da pessoa engordar e emagrecer (existem pessoas que nunca foram gordas e que tem celulite). Este processo inflamatório leva a alterações circulatórias, com conseqüente aumento do número de células gordurosas. Quanto mais gordura no local, pior a circulação. Isto leva à formação de “placas” de gordura sob a pele o que dá o aspecto de “casca de laranja” no local. O conceito de que o refrigerante provoca a celulite não encontra embasamento científico.Para o tratamento da celulite é fundamental: um bom regime alimentar, o uso de produtos que auxiliem na circulação (como a Centella asiática ou asiaticoside) e o uso de produtos externos que também ativam esta circulação e possuem efeito antiinflamatório.
54 - QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS?
Antes de responder a essa pergunta vamos entender como funcionam as sensações de fome e saciedade em nosso organismo. Ao perceber a falta de nutrientes no sangue, uma região do nosso cérebro chamada centro da fome manda “sinais” para o corpo de que é necessário comer (sensação de fome). Quando nós comemos, um outro centro cerebral (chamado centro da saciedade) detecta a presença destes nutrientes no sangue e emite ao corpo sinais de que já estamos alimentados (cessa-se então a sensação de fome).
Pois bem. Mastigar adequadamente os alimentos é importante porque:- O alimento, quando bem triturado através da mastigação, é mais facilmente digerido (a digestão começa na boca) e passa mais rapidamente para a corrente circulatória.- Nosso cérebro demora pelo menos 15 minutos para perceber no sangue a presença dos alimentos que ingerimos. Isto significa que, quando alguém come rápido e sem mastigar bem os alimentos, o cérebro não tem tempo de perceber que ele já comeu o suficiente e continua mandando sinais de fome para o organismo. Às vezes acontece que, mesmo após um grande prato de comida ingerido rapidamente você pode ainda estar sentindo fome.Por isso, mastigar bastante (20 vezes cada bocado), e comer devagar, faz com que a pessoa fique saciada até mesmo antes de terminar de comer. Também é importante nunca repetir um prato de comida, mesmo se aparentemente você ainda estiver com fome. É só esperar um pouquinho e a fome passa. Outra dica importante é nunca usar pratos fundos. O prato raso dá a impressão de mais comida.
55 - AS VITAMINAS ENGORDAM?
Normalmente não. As vitaminas existem em concentração mínima nos alimentos, mas desempenham funções importantes no organismo, podendo sua falta provocar uma série de doenças. Algumas vitaminas do complexo B, no entanto, podem abrir o apetite resultando em ganho de peso, mas isto só ocorre se a pessoa já tiver predisposição a engordar. Algumas pessoas podem usar vitaminas em grandes quantidades e mesmo assim não engordar.
56 - A MISTURA DE CERTOS ALIMENTOS PODE FAZER ENGORDAR?
Sim, principalmente a mistura de carbohidratos. Devemos evitar a ingestão de dois ou mais alimentos que contenham amido (massa) na mesma refeição. Pão, arroz, batata, macarrão, etc. devem ser ingeridos separadamente, pois a sua mistura forma complexos de difícil digestão e que são facilmente transformados em gordura. Além do mais, algumas misturas podem nos fazer comer mais, como por exemplo, o arroz com feijão (come-se menos quando não se usa o feijão). Alimentos condimentados (como as pimentas) também estimulam o apetite fazendo-nos comer mais.
57 - QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE BEBER BASTANTE ÁGUA?
A água alimenta e não engorda, porém os líquidos (mesmo a água) devem ser ingeridos longe das refeições. O estômago precisa de muita acidez para a digestão das proteínas. Tomar líquido às refeições dilui o suco gástrico, prejudicando a digestão. Beba muito líquido (água e sucos naturais) até uma hora antes e recomece a toma-lo duas horas após as refeições.
58 - É IMPORTANTE CONTAR AS CALORIAS QUE INGERIMOS?
Até certo ponto sim. Sabemos que, durante o regime, o limite máximo é de 1200 calorias por dia. Então é importante ter um certo controle sobre a quantidade de calorias que estamos ingerindo. Porém isto não pode ser levado ao extremo e tornar-se uma neurose. O importante é sabermos quais os alimentos que engordam e quais não engordam. A partir daí começamos a evitar os hipercalóricos e passamos a ingerir aqueles que tem menos calorias, tentando respeitar o limite diário de 1200 calorias.
59 - POR QUE OS HOMENS ENGORDAM MAIS NA BARRIGA E AS MULHERES NO QUADRIL?
Isto ocorre por fatores genéticos e é uma característica universal. Alguns homens, mesmo magros, podem desenvolver a famosa “barriguinha”. As mulheres tendem a acumular gordura na região das coxas e dos glúteos e, mesmo magras, podem ter os famosos “culotes”. Algumas mulheres, no entanto, podem desenvolver também gordura na região abdominal (barriga).A obesidade generalizada (com gordura distribuída por todo o corpo) independe do sexo.
60 - A CERVEJA DE FATO ENGORDA OU “DÁ” BARRIGA?
O álcool é um dos alimentos mais calóricos que existe. Ele tem sete calorias por grama (só perde para a gordura que tem nove calorias por grama). Além disso, a ingestão de álcool pode estimular a distribuição de gorduras ao redor da cintura. Outro problema do álcool e principalmente da cerveja é que normalmente ele é acompanhado por petiscos (tira-gosto), porções muitas vezes bastante calóricas (batata frita, provolone a milanesa, salame, amendoim, etc). Neste caso, soma-se a caloria do álcool com as calorias do petisco e temos uma mistura bastante perigosa para quem quer perder ou manter o peso. Deixar a cerveja significa deixar também estes petiscos e, portanto, é muito bom para quem quer emagrecer. Existem muitos casos de pessoas que emagrecem só pelo fato de deixar de tomar a sua cervejinha.
61 - É VÁLIDO FAZER O REGIME SÓ DURANTE A SEMANA?
Não. Este é um erro que muita gente acaba cometendo. Não existe regime de segunda a sexta feira. Não adianta se matar de fome durante a semana e nos finais de semana comer exageradamente. Neste caso, todo o esforço da semana pode ser em vão. Habitue-se a comer de forma saudável (com poucas calorias) e mantenha-se sempre neste patamar. Mesmo nos finais de semana, procure comer a parte magra do assado e muita salada, evitando as massas e as sobremesas.
62 - EXISTE ALGUM INCONVENIENTE EM EMAGRECER RAPIDAMENTE?
Existem vários. Para se perder 7 a 8 kg em um mês uma pessoa tem que ficar literalmente sem comer. Acontece que ninguém agüenta este regime de restrição total durante muito tempo e acaba abandonando o regime. Além do mais, estes regimes drásticos normalmente levam a pessoa à desnutrição, fraqueza, tontura, anemia, além é claro, da flacidez.
63 - POR QUE O REGIME LENTO É O IDEAL?
Porque para se fazer regime o importante é comer de maneira correta, mas não ficar sem comer. Deve-se comer menos calorias, mas não devemos ficar sem ingerir as vitaminas, minerais e proteínas que o corpo necessita. Emagrecendo de forma lenta (sem passar fome) você consegue manter o regime por um tempo mais prolongado e evita a flacidez (pois esta é resultado do emagrecimento rápido). Lembre-se: para perder peso não é necessário se perder a saúde.
64 - QUANTOS QUILOS DEVEMOS PERDER EM UM MÊS?
No geral a meta é de 2kg por mês (meio quilo por semana). Esta meta é facilmente atingida se a pessoa fizer o regime de forma correta (evitando as gorduras e os açúcares, diminuindo a quantidade de massa ingerida e fazendo algum exercício para queimar mais calorias). Neste ritmo a pessoa não sente fraqueza e não agride o seu organismo. É muito mais importante conseguir manter o regime por um tempo prolongado que emagrecer rapidamente e voltar a engordar. Existem casos, no entanto, quando a pessoa é muito obesa, que a perda de peso pode ser mais acentuada, pois existe muita gordura para se queimar.65 - POR QUE A PARTIR DO 2º OU 3º MÊS A PERDA DE PESO FICA MAIS DIFICIL?
Porque o organismo utiliza um mecanismo de defesa que é diminuir o metabolismo (queimando menos calorias) quando percebe que está havendo uma perda rápida das suas reservas de energia (gorduras). Podemos fazer uma analogia com uma pessoa que, após perder o emprego, por exemplo, começasse a gastar toda a sua poupança. Ao perceber que em pouco tempo suas reservas acabariam, esta pessoa passa então a economizar dinheiro. Da mesma forma o organismo “economiza” calorias quando percebe que o emagrecimento é rápido. Isto dificulta a perda de peso após alguns meses, mesmo se mantendo o regime inicial. No entanto, com o emagrecimento lento e gradual, o organismo não irá alterar o metabolismo e a perda de peso pode ser mais efetiva.
66 - PORQUE AS DIETAS NORMALMENTE NÃO FUNCIONAM EM LONGO PRAZO?
Já foi comprovado estatisticamente que 90% das pessoas que emagrecem voltam a engordar após alguns meses. Porque isto acontece? Para se perder e manter o peso é importante uma mudança completa no estilo de vida, através da adoção de uma dieta balanceada, práticas esportivas ou simplesmente tornar a vida mais ativa. Perder peso não é como tratar uma pneumonia. Nesta você toma um antibiótico e fica curado. A perda e a manutenção de peso requer muito mais, ela requer mudanças profundas na vida de uma pessoa. Não adianta fazer um regime rigoroso e após este período voltar aos mesmos e errados hábitos alimentares e à vida sedentária que se tinha anteriormente. Muitas vezes a solução envolve atitudes tais como trabalhar fora, sair mais de casa, praticar esportes ou qualquer outra atividade (mesmo dança), arrumar novos estímulos, valorizar-se, gostar e cuidar de si. Faça isso e você será mais magra e feliz.
67 - DEVEMOS USAR REMÉDIOS PARA EMAGRECER?
Esta é uma questão bastante controversa. No geral os remédios para emagrecer não funcionam a longo prazo e, dependendo do remédio, pode trazer mais malefícios que benefícios. Existem duas classes de medicamentos para emagrecer: Os medicamentos químicos (normalmente moderadores de apetite) e os naturais.
68 - COMO FUNCIONAM OS MODERADORES QUÍMICOS DE APETITE?
Estes medicamentos atuam quimicamente no cérebro, inibindo o centro da fome. Seu resultado em curto prazo é inquestionável, pois tirando o apetite, a pessoa deixa de ingerir calorias e perde peso (exceto as pessoas que tem o metabolismo baixo e que mesmo comendo pouco não conseguem emagrecer). Sua principal desvantagem é que, ao parar de usar o medicamento a fome volta redobrada e a pessoa volta a engordar (normalmente mais do que emagreceu).Outro inconveniente seria os efeitos colaterais que estas drogas normalmente provocam (insônia, agitação, nervosismo, etc). Além do mais, a restrição alimentar severa provocada pela droga pode provocar fraqueza, tontura e até desnutrição. Outro perigo é que estas drogas com o tempo passam a fazer menos efeito, forçando a pessoa a ingerir doses cada vez mais fortes e provocando o risco da dependência.
69 - COMO FUNCIONAM OS REMÉDIOS NATURAIS PARA EMAGRECIMENTO?
Existem duas classes de produtos naturais que são utilizados para este fim: Os suplementos alimentares e os auxiliares de emagrecimento.
- Suplementos alimentares: São produtos naturais, ricos em substâncias nutritivas como vitaminas, proteínas e minerais, porém pobres em calorias. Normalmente são utilizados para substituir uma ou mais refeições por dia. Após a ingestão de um destes suplementos alimentares a pessoa pode ainda comer uma salada para complementar a necessidade de sal.- Produtos naturais auxiliares do emagrecimento: Estes produtos normalmente são fitoterápicos (isto é, produtos à base de plantas), que podem ser usados na forma de chás ou cápsulas. Eles atuam normalmente como moderadores naturais de apetite, diuréticos, digestivos, laxativos, etc.É importante salientar que estes produtos naturais sozinhos não fazem a pessoa emagrecer. Os produtos verdadeiramente naturais não contem anfetaminas (moderadores de apetite) ou hormônios, por isso são apenas “auxiliares” durante o regime alimentar. Eles ajudam na desintoxicação do organismo atuando como diuréticos, laxativos, colagogos (estimulantes do fígado e da digestão), etc.
70 - EXISTE REMÉDIO HOMEOPÁTICO PARA EMAGRECER?
A Homeopatia pode auxiliar no emagrecimento tratando as causas da obesidade como a ansiedade, distúrbios hormonais ou metabólicos, problemas digestivos, e etc. Portanto, assim como os fitoterápicos (chás e cápsulas), a Homeopatia atua apenas como auxiliar nos regimes de emagrecimento. Algumas pessoas não conseguem perder peso só através do regime. Nestes casos, particularmente, é fundamental diagnosticar e tratar os desequilíbrios orgânicos e emocionais que geram a obesidade para que o regime dê o resultado esperado.
71 - O QUE É A “INDÚSTRIA DA OBESIDADE?”.
A indústria da obesidade é um grande negócio e rende milhões de dólares. Porém é uma área apropriada para o charlatanismo e a fraude. A pessoa quando quer emagrecer tenta de tudo e muitas vezes é vítima de engodos, desde medicamentos que prometem o que não podem cumprir até medicamentos químicos “disfarçados” de naturais. Portanto não acredite em tudo o que você lê ou ouve. Frases do tipo “emagreça sem esforço”, “derrete as gorduras”, “perda rápida de peso” e outras podem esconder surpresas desagradáveis como efeitos colaterais ou mesmo medicamentos sem efeito. Sua saúde é importante demais para você correr riscos desnecessários. Buscar orientação com profissionais competentes é o primeiro grande passo para se perder peso e não perder a saúde.72 - COMO ENCARAR O PROBLEMA DA OBESIDADE?
Perder peso não é fácil e manter-se magro é outro grande desafio. Mas a perda e a manutenção do peso deve ser encarada como uma meta em longo prazo que a pessoa deve perseguir com empenho e perseverança. Tudo o que se quer na vida normalmente nos exige um certo grau de sacrifício. Se você quer comprar uma casa, por exemplo, trocar um carro, entrar numa universidade, enfim, qualquer objetivo que se pretenda alcançar, faz-se necessário algumas renúncias, algum esforço. São necessárias privações, finais de semana estudando, economia e muito trabalho. O emagrecimento não é diferente. Ele exige sacrifícios, privações, autodeterminação, paciência, etc. Ir pelo caminho aparentemente mais fácil (uso de drogas, anfetaminas, etc) nem sempre é a escolha mais inteligente. Aprenda a se alimentar, corrija possíveis problemas emocionais ou de saúde, mude seu estilo de vida e encare o desafio. O resultado é sempre muito gratificante.
OBESIDADE INFANTIL
73 - POR QUE HOJE AS CRIANÇAS SÃO MAIS OBESAS QUE ANTIGAMENTE?
Basicamente isto ocorre por dois fatores: Alimentação inadequada (batata frita, salgadinhos, chocolate, lanches, etc) e falta de exercícios. As crianças de hoje passam muito tempo em frente à TV, ao microcomputador ou videogames, abandonando atividades mais saudáveis como correr, jogar bola, pular corda, etc. A obesidade infantil, além dos fatores citados, é determinada também por fatores genéticos. Filhos de pais obesos tem grande probabilidade de se tornarem obesos também. Devemos tomar alguns cuidados desde a primeira infância de nossos filhos. Quando a criança engorda muito nos primeiros meses de vida ela desenvolve muitas células gordurosas e esta obesidade pode permanecer pelo resto da vida. Por isso devemos respeitar o período de amamentação de seis meses (o leite é suficiente para nutrir a criança e não engorda). O açúcar e os doces devem ser evitados desde cedo. Use mel de laranjeira para adoçar a mamadeira e os chás. Devemos evitar também o uso de drogas estimulantes de apetite, pois isto pode levar à hiperfagia (fome excessiva) e à obesidade.
74 - COMO TRATAR A OBESIDADE JUVENIL?
Tomando alguns cuidados muito simples:- Ensinar os filhos a escolher melhor seus alimentos (pizzas menos gordurosas, lanches sem bacon ou maionese, evitar o excesso de açúcares, doces, chocolates, batata frita, etc).- Evite comprar alimentos que engordam. Não tendo em casa come-se menos. Faça gelatina e doces diets.- Cuidado, no entanto, para não se tornar fanático e traumatizar a criança com proibições exageradas. Se elas ficarem muito ansiosas o emagrecimento fica comprometido. E, no geral, elas não precisam emagrecer. Basta que parem de engordar e que “afinem” com o crescimento.- Estimule-as a se exercitar, a jogar bola, a correr, a andar de bicicleta. Leve-as para caminhar. Tire-as de casa.- E o mais importante: Dê o exemplo, sempre. Se quiser que seu filho tenha bons hábitos alimentares e uma vida ativa, comece por você. O exemplo sempre fala mais alto que as palavras.
75 - DEVEMOS FORÇAR AS CRIANÇAS A COMER?
O momento da refeição de uma criança é muito mais complexo do que se imagina e tem conseqüências que podem perdurar por toda a vida. Observe as seguintes situações:1 - A criança quando está comendo é o centro das atenções. Se “limpa o prato” ela é bastante elogiada. Quando não, é reprimida e sente-se rejeitada. Então torna-se gorda para agradar e ganhar a atenção.2 - A criança rejeita determinados alimentos e os pais fazem barganha para que ela coma aquilo, mesmo sem gostar. A criança aprende a fazer chantagem para ganhar coisas, utilizando os alimentos para isso.3- Alguns pais fazem das refeições verdadeiras sessões de tortura. A criança é colocada de castigo na mesa até que coma tudo. Comer para esta criança é um castigo. Ela chega a ter náuseas quando a comida é introduzida forçosamente em sua boca. Às vezes a criança chega a apanhar para comer. Para ela, comer é dor, é sofrimento, é medo de apanhar. Não obstante, come para se proteger, para não sofrer.Portanto, devemos respeitar a fome e a saciedade das crianças e não forçá-las a comer (mesmo que sejam magras). Magreza não significa necessariamente doença ou desnutrição.
PRODUTOS NATURAIS AUXILIARES DO EMAGRECIMENTO
Existem diversos produtos naturais que podem ser usados como auxiliares durante o regime de emagrecimento. É importante salientar que tais produtos, por si só, não fazem a pessoa emagrecer. Dentro do que já foi falado anteriormente, os remédios naturais não contém anfetaminas, drogas moderadoras de apetite e nem hormônios. Normalmente são produtos fitoterápicos, isto é, derivados de plantas e que tem algumas funções específicas como diuréticos, laxativos, digestivos, suplementos alimentares não calóricos, “moderadores naturais de apetite”, produtos de combate à celulite e a flacidez, etc. Além destes existem os medicamentos homeopáticos que tratam o sistema nervoso, o desequilíbrio hormonal, metabólico, etc. Para saber o medicamento homeopático que você deve usar só através de uma consulta com um médico especializado.
Vamos conhecer alguns fitoterápicos usados como auxiliares de emagrecimento:
1 - Moderadores naturais de apetite:Normalmente estes produtos atuam em nível metabólico (ou como suplementos alimentares) diminuindo a fome de forma natural e não quimicamente como as anfetaminas. E por agir de forma natural estes produtos não inibem totalmente a fome, mas apenas a diminuem. Vejamos alguns exemplos:
GARCINIA CAMBOGIA: Moderador natural de apetite que atua em nível metabólico inibindo a enzima citratoliaze (que converte os açúcares em gorduras), prevenindo a obesidade e o aumento do triglicérides e do colesterol. A Garcínia reduz o apetite por aumento da sensação de saciedade e não por inibição química do centro da fome como os anorexígenos clássicos. Ela não tem efeitos colaterais e não provoca dependência.
SPIRULINA: Alga marinha rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. Atua como suplemento alimentar e, se tomada antes das refeições, pode reduzir a fome pois o cérebro detecta a presença de proteínas no sangue e interpreta como se a pessoa já tivesse se alimentado. O efeito moderador de apetite varia de pessoa para pessoa sendo maior para alguns do que para outros.
2 - Suplementos alimentares:
Estes produtos atuam como alimentos ricos em substâncias nutritivas (vitaminas, proteínas, aminoácidos e minerais), porém pobres em calorias. Normalmente são indicados para substituir ou complementar a alimentação. Se usados antes das refeições diminuem a fome e a pessoa se satisfaz com pouco alimento (uma salada e um pedaço de carne, por exemplo). Normalmente são ricos em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. Os mais conhecidos são NATU-GEN (sopa shake), DIET SHAKE, REDUCAL, SANAVITA, IN NATURA (sopa shake), SOPA LEV, SOPA LIGHT e etc.
3 - Celulite e flacidez:
CENTELLA ASIATICA: Auxiliar no combate à celulite e à gordura localizada. A Centella asiática atua em nível de circulação, favorecendo o aporte sangüíneo a locais de difícil acesso como os acúmulos de gordura da celulite. A Centella não “queima” calorias, mas favorece sua dissolução durante o regime por melhorar a circulação. É importante fazer uma dieta hipocalórica e usar o produto durante três meses seguidos, dando um descanso terapêutico de um mês antes de recomeçar o tratamento. A Centella também ajuda no tratamento de pernas pesadas e doloridas, formigamento e caibras.
COLÁGENO: Produto com alto teor de proteína e aminoácidos. Sua importância durante o regime é repor possíveis perdas proteicas que levam à flacidez. Para um resultado mais eficaz dê preferência ao colágeno em pó, e tente ingeri-lo antes das refeições, o que também pode provocar uma diminuição do apetite.
GELATINA: Produto derivado do colágeno e que tem a mesma indicação, isto é, usada como suplemento alimentar de proteínas durante os regimes de emagrecimento, enrijecendo os tecidos e diminuindo a flacidez.
4 - Laxantes naturais:Durante o regime é importante um bom funcionamento intestinal. Por isso pode-se lançar mão de alguns laxantes naturais.
ÁGAR-ÁGAR: É uma gelatina de algas marinhas rica em vitaminas e sais minerais. Regula a função intestinal agindo como laxante suave em constipações intestinais crônicas. Se tomada antes das refeições pode também diminuir o apetite por formação de massa gelatinosa no estômago.
CÁSCARA SAGRADA: Laxativa suave e estimulante das funções gástricas e do fígado.
COMPOSTO VEG. LAXANTE: Composto por carqueja, sene, cáscara sagrada e jalapa, é um laxante suave que pode ser usado na prisão de ventre crônica. Estimula a eliminação de gases.
CHÁS LAXANTES (ritmo suave, chalax, xavanil): Para pessoas que preferem o chá às capsulas, estes produtos tem efeito laxante suave.
AGUARDENTE ALEMÃ: Produto liquido à base de tintura de jalapa. Excelente como laxativo.
NATURETI E TAMARINE: Dois ótimos laxantes com a mesma composição (sene, cássia, tamarindo e alcaçuz) e que são encontrados em cápsulas ou em pasta.
5 - Outros produtos:Além dos já citados, existem outros produtos que podem ajudar durante o regime.
LECITINA DE SOJA: Especialmente útil para pessoas que tem excesso de colesterol e triglicérides, pois devido ao fato de ser uma gordura poli-insaturada atua como um “detergente”, limpando as veias. Melhora a circulação, previne infartos do miocárdio, previne cálculos biliares, arteriosclerose e acúmulo de gordura no fígado.
CARQUEJA: É uma das ervas mas usadas para emagrecimento por apresentar efeitos diurético, digestivo e depurativo, regulando todo o aparelho digestivo, ajudando na digestão, prisão de ventre, má circulação, fígado, etc.
COMPOSTO VEG. EMAGRECEDOR Composto indicado como auxiliar geral durante os regimes de emagrecimento. Sua fórmula contém Alcachofra, Carqueja, Cavalinha, Fucus, Centella asiática, cáscara sagrada e levedura de cerveja. Estas ervas estimulam o metabolismo e a eliminação de substâncias em excesso no organismo, favorecendo a perda de peso.
CHITOSAN (OU QUITOSANA): Produto à base de casca de crustáceos, tem a capacidade de absorver parte da gordura ingerida na alimentação eliminando-a pelas fezes, e que por isso ajuda durante os regimes de emagrecimento e também no controle de colesterol e triglicérides, além de ter efeito laxante.CITRUS AURANTIUM: É um extrato obtido da laranja amarga que atua sobre o metabolismo, aumentando o mecanismo natural do cargo para a queima de gorduras.
FAT BLOCKER (Bloqueador de gorduras): Composto por Quitosana, Fibras de laranja, Fibras de plantago (psyllium) e Vit.C. As fibras do FAT BLOCKER absorvem parte da gordura ingerida provocando sensação de plenitude estomacal e um bom funcionamento do intestino, além de ajudar no controle do colesteral.
6 - Chás:Os chás foram e são bastante usados para emagrecimento, porém algumas considerações precisam ser feitas sobre isso.Os chás, de modo geral, não tiram o apetite. Normalmente os chás usados para emagrecimento são diuréticos, digestivos e laxativos.Os chás não queimam calorias, aliás, nenhum remédio faz isso. O seu uso, como de qualquer outro medicamento, deve ser sempre encarado como auxiliar durante o regime alimentar. É importante salientar que muitas vezes o “emagrecimento” que se observa no início do tratamento com um chá não é provocado pela queima de gorduras, mas sim pela eliminação de líquido pelo organismo. Quando uma pessoa está “inchada” a eliminação do excesso de líquido provoca perda de peso, o que, no entanto, não significa que ela emagreceu.Os chás mais usados para emagrecimento são:CARQUEJA: Diurética, digestiva, depurativa, auxilia no funcionamento do fígado e do intestino.
ALCACHOFRA: Excelente para fígado, vesícula, rins, etc. É diurética e digestiva.
CHÁ-DE-BUGRE: Excelente para combater obesidade, edemas e inchaço. É fortemente diurético.CHALAX: Conjunto por Sene, Ilex, frângula, calêndula, cavalinha e fucus (É um excelente laxante)
XAVANIL: Composto por sene, frângula, calêndula, cavalinha, fucus, Ilex e Erytraea. Tem ótimo efeito laxativo e diurético.
COSCARQUE: Composto basicamente por carqueja e agar-agar (alga marinha).
CHÁ SETE ERVAS: Composto basicamente por carqueja e alga marinha (embora exista também uma formulação que contém sete ervas).
CHÁ EMAGRECEDOR 18 ERVAS: Como o próprio nome diz, contém 18 ervas de efeito digestivo, diurético, laxativo e calmante. Tem sabor agradável.
CHÁ RITMO SUAVE: Composto por cavalinha, fucus, frângula, cáscara sagrada e Bétula.
TABELA DE CALORIAS (cada 100g de alimento)
ALIMENTO
CALORIAS
ALIMENTO
CALORIAS
Abacate
162
Macarrão caseiro
318
Abacaxi
52
Maionese
708
Açúcar refinado
400
Mamão
32
Agrião
22
Mandioca (cozida)
119
Alface
15
Mandioca (frita)
352
Almeirão
20
Manga
59
Amendoim torrado
600
Manteiga
743
Arroz cozido
167
Margarina
720
Azeitonas
123
Massa de tomate
38
Banana
125
Mel
306
Batata cozida
65
Melancia
22
Batata frita
230
Melão
25
Beterraba
44
Morango
36
Bife de boi (frito)
273
Óleo ou gordura
900
Bolacha água de sal
395
Ovo de galinha (cozido)
155
Brócolis
32
Ovo de galinha (frito)
216
Cachaça
231
Palmito em conserva
18
Camarão frito
377
Pão caseiro
295
Carne de boi (assada)
220
Pão francês
269
Castanha do Pará
636
Pão integral
286
Cenoura
42
Pé de moleque
418
Cerveja
36
Peixe (cozido)
104
Chocolate ao leite
555
Peixe (frito)
516
Chuchu
31
Pepino
15
Coca-cola
39
Pêra
56
Cocada
548
Pescada (frita)
170
Côco
296
Pimentão
48
Conhaque
249
Pipoca
444
Couve
40
Porco assado (carne gorda)
412
Couve-flor (cozida)
10
Porco assado (carne magra)
271
Creme de leite
249
Porco frito (carne gorda)
489
Doce de leite
290
Porco frito (carne magra)
316
Dourado (cozido)
91
Presunto
364
Ervilha (cozida)
61
Purê de batata
121
Feijão (cozido)
116
Queijo fresco
243
Frango (assado)
194
Queijo mussarela
393
Frango (cozido)
189
Rabanete
23
Frango (frito)
249
Requeijão
288
Goiaba
69
Requeijão “light”
172
Grão de bico (cozido)
124
Salsicha de vaca (cozida)
210
Iogurte natural
76
Sardinha frita
347
Laranja
42
Sorvete
175
Leite condensado
348
Sorvete “light”
105
Leite de vaca desnatado
36
Tomate
21
Leite de vaca integral
63
Torresmo
650
Leite em pó
502
Tremoço
407
Leite em pó desnatado
362
Uva
68
Lentilha (cozida)
125
Vagem (cozida)
36
Licores
342
Vinho (19% de álcool)
195
Maçã
58
Whisky
240
TABELA DE GASTOS CALÓRICOS POR ATIVIDADE (CADA 30 MINUTOS)
ALIMENTO
CALORIAS
ALIMENTO
CALORIAS
Andar rápido
276
Fazer sexo intensamente
144
Andar de patins
192
Fazer step
210
Andar devagar em esteira ergométrica
156
Fazer taekwon-do
360
Andar de bicicleta
126
Fazer tai-chi-chuan
90
Andar em bicicleta ergométrica
195
Jogar basquete
270
Andar em terreno plano
156
Jogar bilhar
81
Andar rápido em esteira ergométrica
270
Jogar boliche
90
Assistir televisão
42
Jogar frescobol
186
Correr em terreno plano
300
Jogar futebol
330
Correr na areia fofa
372
Jogar pingue-pongue
138
Correr na subida
450
Jogar squash
414
Costurar
48
Jogar tênis
213
Cozinhar
87
Jogar videogame
54
Dançar samba
198
Jogar vôlei de praia
153
Descer escadas
210
Jogar vôlei de quadra
99
Digitar em computador
48
Lavar louça
78
Dirigir
66
Lavar roupa
78
Dormir
30
Ler
48
Escrever a mão
48
Lutar caratê
366
Falar
42
Lutar judô
381
Fazer compras
72
Nadar borboleta
330
Fazer “Cooper”
264
Nadar de costas
288
Fazer ginástica aeróbica
201
Nadar crawl
249
Fazer ginástica localizada
132
Passar roupa
66
Fazer hidroginástica
150
Pular carnaval de salão
330
Fazer musculação com peso
156
Pular corda
288
Fazer musculação com aparelhos
162
Remar
201
Fazer sauna a vapor
114
Subir escadas
108
Fazer sauna seca
102
Tomar sol
36
Fonte: Revista Corpo a Corpo

1 comentário:

Anónimo disse...

Ótima matéria. Faria apenas uma pequena correção:
não existe "baixa-estima", existe
"baixa auto-estima". ;)